quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

O Coração Revolucionário

Estou aqui pensando qual seria a melhor maneira de estrear esse blog.

E, bem, para falar a verdade, penso também o porque que eu criei este blog. Há muito tempo atrás - nem tanto tempo assim, alguns poucos anos apenas, mas realmente parece que foi-se muito tempo - eu tive dois blogs na internet. Ainda me lembro bem deles:
Havia o ALTAB, o blog comunitário criado por mim, Bruno, Leandro, Felipe e Fabian. Tal blog criado um pouco que por acaso, no seu formato inicial e que se perpetuou até seu fim, como um blog comunitário. A idéia surgiu em uma madrugada na internet, quando estávamos nós quatro conversando em uma sala no MSN, e surgiu a idéia se criarmos um blog comunitário. Idéia esta surgida para preencher vários campos de intenções. Não me recordo quais foram todas elas, mas posso destacar o fato de aderirmos a "moda" então estabelecida de blogs, o fato de querermos sustentar uma imagem despojada de nós mesmos por meio da virtualidade da internet (que ultimamente rompe, em diversos sentidos, a territorialidade do "virtual" e avança na reconfiguração dos territórios reais), o fato simples de querermos juntos construir um espaço de cunho "malandro" para reforçar a imagem por nós desejada, a intenção da "zoação" pura e simples e, é claro, uma forma de integrar todas essas intenções junto com um desejo de mantermos uma forte amizade entre nós mesmos.
Havia também o DreamerBlack, blog que eu criei, com ajuda da Renata, para contruir de forma pessoas uma imagem de mim mesmo que eu, sinceramente, nem me recordo mais qual era.
E ambos os blogs tiveram o mesmo fim. Por terem surgido no clamor da "moda", por indolência minha e dos outros companheiros e por outros motivos os quais necessito de mais meditação para relembrar ambos caíram no esquecimento e por falta de manutenção saíram do ar. E confesso que não houve de minha parte nenhum interesse de mantê-los no ar. E, conforme o tempo passou, passei a achar que ter um blog, fotolog ou coisa parecida dava mais trabalho do que prazer, não tinha nenhuma serventia estimulante para mim, além de eu considerar, insensivelmente, uma "babaquice" pura o fato de ter um blog.

Então me pergunto, agora, o porque eu resolvi, às duas e meia da madrugada de quinta feira, dia 22 de fevereiro de 2007, fazer, mais uma vez em minha vida, um blog. Posso, então, por meio desse post, tornar público os motivos que eu penso terem me levado a proceder essa "criação".
Chego eu em casa, por volta de meia noite, vindo do Centro de Araruama, correndo para assistir ao episódio de Lost do dia. E, meu pai saindo do computador, entro na net como de costume, enquanto assisto ao episódio. Após o fim do mesmo, me concentro nas "tarefas básicas" que sempre me dedico ao estar na net. Entro no MSN, no Orkut. No Orkut, vejo meus recados, abro algumas comunidades para dar uma olhada (Dream Theater BR, Geografia UFF). No MSN converso com algumas poucas pessoas (Leandro, Fernando, rapidamente com o João). E a falta do que fazer vem rapidamente. E o tédio, claro, junto. Então, como de costume também, penso em alguma coisa inútil, mas que me distraia, para fazer. Resolvo abrir os Amigos no Orkut para visitar alguma profile, que de início penso escolher aleatóriamente. Abro alguns profiles. Dentre eles o da Naetê, amiga da irmã do João. Como eu deveria ter imaginado, não tinha nada pra eu fazer nos profiles das pessoas, e, enquanto me questiono o porque eu havia aberto os profiles em questão, vou fechando-os em sequência. Mas, numa olhada de rabo de olho, me detenho no profile da Naetê e vejo que ela tem um blog. Penso comigo mesmo, "nossa, quanto tempo não vejo isso, um endereço de blog". E me pergunto também o porque a Naetê teria um blog, pois em meus pensamentos eu achava que isso tinha "passado de moda" e que ninguém com um mínimo de ocupação útil teria paciência de manter um blog no ar, atualizado. E, por fim, abro o blog em questão para dar uma olhada, quase que instintivamente, confesso.
Claro, não é o fato simples da Naetê ter um blog que fez eu criar um. O real motivo foi os textos que eu li no mesmo. Para ser mais preciso, os textos correspondentes aos posts mais recentes do blog (dos dias oito de fevereiro de 2007 e 13 de dezembro de 2006). Não vou me deter nos detalhes que eu captei nos mesmos. Mas, genéricamente, posso dizer que eles despertaram em mim, mais uma vez, diversos questionamentos que eu sempre tive sobre o mundo, sobre a humanidade, sobre as relações, sobre a minha própria pessoa. E, também, incendiaram mais uma vez em mim o meu sentimento ativista, de um idealista talvez sem lugar mais nesse mundo mas que não sabe viver sem a esperança dos idealistas.
Foi então por isso que eu criei mais uma vez para mim um blog. E nutro esperanças que o manterei no ar e atualizado todo o tempo que eu julgo necessário para que ele valha a pena. E espero poder passar, através deles, minhas reflexões e pensamentos que eu julque importante para todos que queiram ler.

A utilidade de tudo isso? Não sei ainda. O lugar que esse espaço terá na concepção de revolução que eu procuro construir? Também não sei. Sei que tentarei sempre ser sincero. E sei que espero que a utilidade de tudo isso aqui seja suficiente para justificar, no pensamento de alguém, tudo que estou escrevendo.

Por hora, me despeço.

Que se despertem os corações revolucionários!!

"Um revolucionário encontra em si mesmo suas razões para lutar"

P.s.: Espero que a Naetê nunca desista de ser uma idealista, por mais inútil que isso as evzes possa ser.
P.s.2: Ando cheio de esperanças não? :S

3 comentários:

Anônimo disse...

diooogooo
=D
mais uma vez criando um blog..rs =P
depois desse texto pude ate eu mesmo relembrar alguns momentos.. como o significado inutil de ALTAB hahahha.. ou o dreamer black, da epoca que a gnt namorava.
hahahahha.. boa epoca akela que todos vcs eram unidos..
e como na maioria dos casos.. o destino coloca um pra cada lado..
fazer o que neh? triste fim esse.
hahahah..vamos lah galera.. bolao! Quanto tempo vai durar esse blog do diogo?! que se iniciem as apostas!
huauhauhuhauha. zoa zoa diogo =D
espero que vc continue sendo essa pessoa, que luta pelos seus sonhos.. nunca desista deles.. mesmo sabendo a dificuldade de realiza-los!
=************

Nae disse...

Diogo só li hj o meu blog e só hj pude ler o q vc escreveu!!!!
Sempre t achei um menino mt inteligente,mas agora vejo q além de inteligente vc é sensível!sensível ao mundo q t rodeia e as questões q t pertubam!
Espero q de alguma maneira ainda haja um caminho de volta, um caminho de paz, uma solução para a loucura humana!
Enquanto isso,nossa estadia nesse planeta ainda reserva muitas emoções!
bjus!

Anônimo disse...

Ai cara... vano agilizar este blog... quero mais textos seus ai...

falou